segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

dica 0001 - Nacionalismo Gastonômico


Um escritor desconhecido, e provavelmente pederasta, chamado George Bernard Shaw disse que nacionalismo é a idéia de que o seu país é o melhor de todos pois você nasceu nele. Mas você, como bom baixo-classista, não tem idéia coisa nenhuma: Você tem é certeza disto, inclusive de que o brasil é o melhor para se viver. E tal posição não se limita à uma simples declaração, invadindo vários aspectos da vida do indivíduo. E uma destas é exatamente o hábito de alimentação. Sendo o maior expoente da culinária estrangeira neste país a japonesa, seja especialmente crítico à esta. Por exemplo, jamais, em hipótese alguma, diga “comida japonesa”. Chame de “peixe cru”, independentemente da existência de alimentos dentro da culinária japonesa que jamais poderiam ser considerados “peixe cru” . Um agravante desta culinária, que deve ser motivo o bastante para um desdém completo, é que ela é típica de médio-classistas e aspirantes. Você, como baixo-classista conformado e feliz deve então desdenha-la sempre que possível, demonstrando assim, indiretamente, sua superioridade. Inclusive, é perfeitamente aceitável detestar “peixe cru” mesmo sem jamais ter experimentado tal repugnância. Aliás, não somente é uma atitude legítima dentro da classe, como também é ideal, pois demonstra que você está tão sintonizado com os valores da classe que nem precisa experimentar o alimento para ter certeza de que é horrível, pois sua sincronia com a classe baixa é tão alta que você recebe osmoticamente todas as informações necessárias. Para complementar, termine fazendo uma defesa apaixonada da comida de verdade, que além de saborosa não tem nada de nojento: Feijão tropeiro, torresmo, linguiça, dobradinha, e demais.
Outro ponto é o nacionalismo futebolístico, mas isto é assunto para outro post.

5 comentários:

  1. Absolutamente genial. É dificil não der algum desdém pela classe baixa, afinal eles mantém o preconceito contra todo o resto.

    ResponderExcluir
  2. Me parece que você também mantém Stefan....

    ResponderExcluir
  3. Fantástico, Stefan, tu consegues ser uma pessoa ainda mais horrível que o criador do blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Você não entedeu nada cara. A graça do classe média way of life é que o blog é feito por um sujeito que É da classe média. Ele se reconhece e nós nos reconhecemos (digo isso porque sou da classe média). Não é preconceito, é apenas uma constação de nossos próprios preconceitos e visão (rasa) do mundo. Joga na cara nosso pedantismo, nossa superficialidade e mostra que a classe média não é melhor que a "classe baixa", ao contrário dos que muito da classe média pensam.

    Esse blog apenas confirma a visão da classe média apresentada no classe média way of life. Você (provavelmente) da classe média se viu no espelho naquela blog e quis "se vingar" ou "ser polêmico" ou ambos aqui. Não funciona. Não tem um milésimo da genialidade do classe média way of life. Só confirma o prenconceito que você tem.

    ResponderExcluir
  5. preconceito é crime!!!

    ResponderExcluir