segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Introdução

Reservo este primeiro post para apresentar o blog. Convém salientar que baixo-classista e pobre, embora muitas vezes sinônimos, nem sempre o são. Enquanto o segundo pode ser definido como alguém que disponha de parcos recursos financeiros, o primeiro demanda uma explicação mais complexa. Baixo-classista é aquele que é feliz como pobre, e ostenta isto orgulhosamente, se opondo à todo e qualquer hábito de seus rivais naturais, os médio-classistas. Embora verdade que, via de regra, quase todo pobre é baixo-classista, existem exceções, como por exemplo traficantes, que possuem dinheiro mas não abdicam jamais os valores da classe, assim como existem pobres que se alheiam à natural escolha de associação à classe baixa. Geralmente estes últimos são chamados de “preto de alma branca”, ou outra denominação igualmente preconceituosa.

Os baixo-classistas, assim como os maçons, testemunhas de Jeová, ou a comunidade gay, empregam diversas técnicas para se identificarem como um grupo coeso. Estas técnicas que serão exploradas e destrinchadas neste blog, para que o mesmo sirva de manual de conduta à todo baixo-classista que pretenda galgar degraus nesta sociedade.

4 comentários:

  1. Pior tipo de pobre é aquele que sai da pobreza, mas a pobreza não sai dele.

    Sensacional a ideia desse blog. Voltarei certamente.

    ResponderExcluir
  2. Cara muito bom, você deveria falar também sobre os torcedores do Flamengo fora do Rio de Janeiro, os apreciadores de novelas, axé, funk, sertanejo e pagode.

    ResponderExcluir
  3. E vc, pelo jeito, foi alfabetizado em inglês, né? Não sabe sequer utilizar a crase.

    ResponderExcluir
  4. Não, cara, pelo visto ele foi alfabetizado em protuguês mesmo, só que não soube usar pra nada a educação que lhe deram.

    ResponderExcluir